25 de outubro de 2012

Asura's Wrath

Bonita artwork!
Desenvolvido por: Cyber Connect 2 
Publicado por: Capcom 
Director: Seiji Shimoda 
Produtor: Kazuhiro Tsuchiya 
Compositor: Kaoru Wada 
Motor gráfico: Unreal Engine 3 
Plataforma(s): PlayStation 3, Xbox 360 
Lançamento: 21-02-2012 (EUA), 23-02-2012 (JP), 24-02-2012 (EU) 
Género: Acção, Beat 'em up, Rail Shooter 
Modos de jogo: Modo história para um jogador 
Media: Blu-Ray Dual Layer (50GB) 
Funcionalidades: Instalação no disco rígido (1.1GB), Gravação de progresso no disco rígido, Compatível com Função de Vibração, HD 720p, DLC adicional 
Estado: Completo 
Condição: Impecável 
Viciómetro: Acabei-o uma vez mas ainda hei-de lá voltar futuramente. 

(Chuva... bleh!)


Em todas as gerações de consolas surge de vez em quando um título que nos surpreende de tal forma que é difícil descrevê-lo. Talvez pela originalidade, ou talvez pela sua dose de loucura, o certo é que dá que falar pelos mais diversos motivos. Até hoje há pelo menos um ou dois em cada plataforma que me passou pelas mãos e, como não podia deixar de ser, chega agora a vez da PlayStation 3 ter um desses jogos. Este meu exemplar foi adquirido algures em Setembro, na GAME do Almada Fórum por cerca de 20 euros. Novo claro, fazendo uso de uns descontos acumulados.


Autocolantes... nhec.
Asura's Wrath pode ser considerado jogo por alguns, anime interactivo por outros mas no fundo é uma mistura dos dois que resulta em algo completamente louco, surpreendente ou resumindo numa única palavra, um verdadeiro mindfuck. Pensem numa mistura de God of War, com Naruto e ainda uma medida bem doseada de shoot 'em ups e o resultado é este jogo. Curiosos? Então vamos lá! A trama centra-se em Asura, um dos vários semi deuses que protegem aquilo a que podemos chamar de Terra neste jogo dos invariáveis demónios que a assolam. A dada altura Asura é acusado de ter morto o Imperador, matam-lhe a mulher, raptam-lhe a filha e banem o pobre coitado para todo o sempre. Contudo, a fúria de Asura parece não ter fim e até a sua vingança estar concluída, este desgraçado está sempre de regresso para rebentar, literalmente, tudo e todos no seu caminho. É caso para dizer que Kratos é um menino quando comparado com este tipo mas já vimos esta história vezes sem conta.

Manual, papelito e respectivo disco.
Sempre achei interessante o uso de cel shading nos jogos e em Asura's Wrath isso é algo que se destaca. Fazendo uso do Unreal Engine 3, a Cyber Connect optou por este estilo visual, conferindo ao jogo um toque único que o torna numa espécie de anime jogável e extremamente parecido a Naruto (cujos jogos recentes também foram desenvolvidos pelo mesmo estúdio) em certos aspectos. Mas o jogo destaca-se em particular pelo uso de elementos do Hinduísmo e do Budismo, dando-lhe uma mística especial, algo que se reflecte nas personagens e cenários e que o torna particularmente atractivo. Mas como se isto não bastasse, um toque sci-fi é a cereja no topo do bolo! Sim, sci-fi, budas robots, cruzadores espaciais estilo Star Wars e outras coisas loucas. E é isto que o torna especial. A variedade de cenários pode não ser muita, mas a qualidade visual é boa, detalhada e memorável, algo que também passa para as personagens todas elas muito bem conseguidas neste campo. Escusado será dizer que as cutscenes são todas feitas com o motor de jogo, embora os interlúdios utilizem artwork variada lembrando anime.

Um bicho... grande!
Aliada aos gráficos está a excelente banda sonora, que conjuga uma catrefada de estilos musicais, incluindo também músicas como "Symphony No. 9 from "The New World" 4th Movement", bastante famosas e que assentam que nem uma luva neste jogo, tornando certos confrontos em encontros épicos, dignos de um filme! Confesso que algumas faixas desta banda sonora, uma vez mais, me lembram de Naruto mas o próprio jogo, todo ele, o faz. Os diálogos estão presentes tanto em Inglês como em Japonês para gáudio dos mais ferrenhos, assim como eu, que preferem o áudio original. Pois bem, é possível e vale a pena pois as vozes em Inglês, apesar de não serem más, não se adequam tão bem ao jogo em questão.

Um dos muitos interlúdios.
A loucura de Asura's Wrath começa sem dúvida na jogabilidade. Esta passa por vários patamares, todos eles bastante lineares mas não deixa ninguém indiferente. Atrevo-me a dizer que grande parte do jogo se baseia em Quick Time Events (QTE), algo que pode provocar desagrado à maioria das pessoas mas que se justifica dada a natureza do jogo. Outra parte é dedicada à pancadaria na terceira pessoa, com button mashing à mistura onde o objectivo é bater, bater, bater e bater ainda mais, até enchermos a nossa barra de Burst, activá-la e avançar na história. Isto aplica-se tanto a batalhas contra hordas de inimigos como a bosses. O Burst é a base do combate. Contudo, o mesmo se poderá dizer das cenas em que o jogo se torna rail shooter/shoot 'em up, dando ares a Sin & Punishment pois a mecânica é similar e o objectivo é rebentar tudo, podendo Asura disparar livremente ou utilizar o lock-on para tiros precisos.

Virou a barca! xD
O jogo divide-se em episódios, como se de um anime se tratasse, com os respectivos separadores de intervalo a meio do episódio e as cenas do próximo capítulo no final. É giro, é diferente e torna o jogo único, sem nunca nos dar hipótese de poisar o comando pois pode surgir um QTE do nada. As batalhas são frenéticas, estejamos nós a distribuir fruta nos inimigos no ar ou na terra e os confrontos com os bosses são o expoente máximo da palavra "épico". Cada um parece que é mais épico do que o anterior e as surpresas são de tal maneira que vamos dar por nós a exclamarmos vezes sem conta em frente à televisão. No final de cada episódio somos avaliados pelo nosso desempenho que se traduz em Battle Points (pancada dada e recebida), tempo e Synchronic Rate (número de vezes que acertámos os QTE na mouche). Com isto vamos desbloqueando cutscenes, artwork e até barras de energia com diversos efeitos para nos ajudar na acção, algo que a barra inicial não faz a não ser indicar-nos a vida restante. Os mais persistentes podem tentar rank S em todos os níveis e todas as dificuldades.

E vai continuar muitas mais vezes...
Ao contrário de muitos jogos actuais, Asura's Wrath não tem modos extra nem modos online. No entanto, e dada a sua natureza "episódica", existem DLC's extra com episódios especiais. Não vou referir nada para evitar spoilers mas isto é para mim o único ponto fraco do jogo e que me desiludiu até certo ponto. Podiam ter incluído pelo menos um deles! Haja pachorra Capcom...

E com isto resta-me dizer que Asura's Wrath é daqueles jogos que só jogando é que dá para crer. É completamente overboard em imensos aspectos e surpreendente ao ponto de até o mais descrente ficar agarrado ao jogo para ver o que vai acontecer a seguir. Não o recomendaria a qualquer um mas o facto é que é tão bom que sou quase que obrigado a fazê-lo. Não restam dúvidas que é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Volto brevemente com monstros, ninjas e outras coisas que tais. :)

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

1 comentário:

  1. Passei completamente ao lado desse jogo, parece-me ser interessante. Fica debaixo de olho!

    ResponderEliminar