7 de janeiro de 2016

Mario Kart DS

Não é das capas mais bonitas...
Desenvolvido por: Nintendo EAD Group Nº1
Publicado por: Nintendo
Director(es): Makoto Wada, Yasuyuki Oyagi
Produtor: Hideki Konno
Compositor: Shinobu Tanaka
Plataforma: Nintendo DS, Nintendo WiiU (Virtual Console)
Lançamento: 14-11-2005 (EUA), 15-11-2005 (EU), 08-12-2005 (JP)
Género: Racing
Modos de jogo: Vários modos para um jogador, Multiplayer local e online para até 8 jogadores
Media: Cartão de jogo com 1024Mbit
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão de jogo, Wireless DS Single Card Download Play, Wireless DS Multi-Card Play.
Estado: Completo
Condição: Boa, apresenta ligeiras marcas de utilização.
Viciómetro: Terminei-o várias vezes.

(Um bom ano de 2016 a todos os leitores e seguidores do JDF!)

Em Português de Portugal!
Os jogos de corridas sempre estiveram bem presentes na minha colecção desde sempre. Embora não seja um dos meus géneros favoritos, é sem dúvida um daqueles que serve para desanuviar de todos os outros quando não me apetece andar aos tiros ou seguir tramas complexas e sistemas de jogo aprofundados. E como tal, é normal que tenha alguns títulos que se encaixem neste género, uns mais realistas outros menos mas acima de tudo divertidos. O jogo que trago até aqui hoje é bem conhecido e vem de uma saga que já conta com oito títulos, tendo esta começado na Super Nintendo durante os anos 90. Este exemplar foi adquirido algures entre Setembro e Outubro de 2015, no OLX por 5 euros, tratando-se de ser usado mas em boas condições.


Inlay, manual, papelada e cartão de jogo.
Mario Kart DS pode não ser o meu favorito nesta saga mas é sem dúvida um dos títulos que mais joguei desde sempre, um pouco por ser portátil e na época em que o comecei, usar uma coisa chamada R4 (que ainda serve para testar muito jogo quando tenho dúvidas de compra) que permite correr backups (ou roms, se preferirem). Fiquei desde logo viciado no jogo mas nunca me decidi a comprá-lo pois jogos da Nintendo raramente baixam de preço, sobretudo tudo o que meta Mario no nome. Agora já não é bem assim mas em 2005 era outra conversa. Bom, tratando-se de um jogo de karts não existe propriamente uma história a seguir, somente corridas e é assim que deve ser. Podiam ter optado por algo estilo Diddy Kong Racing (bom jogo, btw) mas preferiram manter a fórmula original.

Drifting ahoy!
Gostei imenso do grafismo deste Mario Kart DS, principalmente por ser diferente da versão N64 (que usava sprites para as personagens) e mostrar o potencial da portátil da Nintendo. Neste título as personagens são tridimensionais, detalhadas e acima de tudo extremamente fluídas, tal como todo o visual geral das pistas. O jogo correr a 60 frames, o que sem dúvida alguma, ajuda imenso. Mas não só por isso, as pistas são diversificadas, com cenários já nossos conhecidos, sendo que algumas são completamente novas e outras são versões actualizadas dos jogos de SNES, N64, GBA e GC. A acção decorre toda no ecrã superior sendo que o inferior serve para uma vista aérea da pista, permitindo ver de antemão que vem atrás de nós, posição na corrida e que objectos estão colocados na pista à espera que passemos por cima delas.

Escolha reduzida, inicialmente.
Outro ponto bastante forte é o som. As vozes são crystal clear, sobretudo as das personagens mais faladoras, com imensas frases, gritinhos, risos e afins, durante a corrida. Isto pode tornar-se um pouco irritante para alguns jogadores mas no geral creio que não constitua problema pois tudo é utilizado nas doses correctas. Já a banda sonora é composta por um conjunto de temas novos e outros tantos já conhecidos mas devidamente remisturados para condizer com o resto do pacote.

Uma  missão simples.
Sendo um jogo de karts, onde o controlo é imperativo, Mario Kart DS é quase perfeito. Controlar o nosso kart é simples e intuitivo, especialmente se já jogaram algum jogo da série. Acelerar, travar, atacar os oponentes é tudo muito simples e divertido mas existe uma particularidade que merece destaque: os drifts. Estes requerem mestria e quando são bem feitos, dão-nos uma vantagem considerar sobre os nossos adversários. É possível mesmo fazer uma pista quase toda em drift, embora seja difícil. Isto deve-se ao facto de não acontecer o mesmo que em Mario Kart 64, onde o nosso kart perdia o controlo e rodopiava se abusássemos do drift por muito tempo. Em Mario Kart DS isso não acontece permitindo assim drifts contínuos. Isto abriu um problema enorme no online, onde era praticamente impossível ganhar a alguém que usasse este método, em particular com certas personagens e certos karts, que tornavam a tarefa ainda mais fácil.

Vai chover tinta...
E falando do online, este modo já não é possível de ser jogado (nem na versão VC da WiiU) embora possamos ainda jogar com um ou vários cartões de jogo, desde que seja localmente. O jogo conta com vários modos, desde os tradicionais Grand Prix (com a Nitro Cup e a Retro Cup), Versus, Time Trial e Battle Mode (o melhor do multiplayer). Depois existe o Mission Mode, que tal como o nome sugere, nos propõe certos objectivos a serem cumpridos durante a corrida. Para além das personagens que podemos utilizar logo de inicio, todas elas diferentes em termos de comportamento na pista, existem ainda algumas secretas bem como karts secretos, existindo assim uma relativamente larga escolha. Mario Kart DS não seria um Mario Kart sem os habituais itens de ajuda, sejam eles o Golden Mushroom ou a infame Blue Shell! Existem, contudo, dois novos objectos para ajudar ao caos: Bullet Bill e Blooper. O primeiro transforma-nos num Bullet Bill, permitindo-nos alguma velocidade extra e derrubar oponentes que tenham a infelicidade de estarem à nossa frente. O segundo suja-nos o ecrã superior de tinta durante algum tempo pelo que podemos guiar-nos pelo inferior e evitar o pior.


Em suma, embora não o tivesse achado tão divertido quanto o Mario Kart 64 (e este falta-me na colecção), este título de DS é sem dúvida um excelente jogo a ter na colecção. Tem conteúdo suficiente para desbloquear e manter qualquer jogador agarrado à pequena portátil, nem que seja em curta doses. Como tal, é um JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: pancadaria com imensas personagens famosas na 3DS!

MURRALHÕES DE FORÇA:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário