21 de setembro de 2015

Super Street Fighter IV 3D Edition

Melhor que a capa do original.
Desenvolvido por: Dimps, Capcom
Publicado por: Capcom, Nintendo Australia
Designer: Yoshinori Ono
Artista: Daigo Ikeno
Compositor: Hideyuki Fukasawa
Motor gráfico: MT Framework Mobile
Plataforma: Nintendo 3DS
Lançamento: 26-02-2011 (JP), 25-03-2011 (EU), 27-03-2011 (EUA)
Género: Fighting
Modos de jogo: Modo história/arcade para um jogador, Multiplayer local e online entre dois a oito jogadores.
Media: Cartão de jogo com 4GB
Funcionalidades: Gravação de progresso no cartão de jogo, StreetPass, SpotPass
Estado: Completo
Condição: Impecável
Viciómetro: Acabei-o várias vezes com algumas das minhas personagens favoritas.

(E não é que ontem esteve um belo dia de praia?)

Informação pertinente como sempre.
Quando era mais novo tinha um fascínio enorme por tudo quanto fosse jogo de luta. Fosse beat 'em up ou um contra um, qualquer jogo dentro destes géneros tinha a minha inequívoca atenção desde logo. Talvez um pouco pela quantidade de títulos que inundavam o mercado naquela época. Ainda assim era selectivo nas escolhas que fazia, fosse na hora de meter moeda na máquina ou, mais importante, na altura de comprar um jogo. E apesar de ter deixado passar alguns, consegui arrecadar alguns clássicos mais conhecidos. Bom, mas isto tudo é apenas uma introdução para apresentar o jogo de hoje, que apesar de vir de uma longa linha de clássicos, para mim nunca o vai ser. Este exemplar entrou na colecção algures entre Julho e Agosto de 2014, tendo custado algo na ordem dos 7 euros, tendo sido adquirido novo e selado numa loja nacional.


Manual, papelada e cartão de jogo.
Super Street Fighter IV 3D Edition é mais uma das N versões existentes de Street Fighter IV, desta vez na Nintendo 3DS com pormenores a condizer. Como já devem ter percebido, não sou fã deste jogo em particular, algo que deixei assente na análise ao jogo original na PS3. Existem várias coisas neste título que simplesmente me deixaram de pé atrás, sendo eu um fã acérrimo de Street Fighter II e a sobretudo da série Zero/Alpha. Esta versão de 3DS baseia-se na versão Super, contendo os mesmos 35 lutadores e modos de jogo, com algumas novidades à mistura. A história? Epá... é Street Fighter portanto já sabem que cada um tem o seu motivo, válido à sua maneira, para conseguir a vitória. O mauzão do costume continua a ser o mesmo embora agora tenha concorrência pelo título.

Dynamic View a bombar.
Dadas as características do próprio hardware, seria de espera um downgrade visual mas o certo é que mesmo assim o jogo apresenta um grafismo muito bom, bastante fluido e pormenorizado dentro dos limites do possível. Quem jogou as outras versões vai reparar que muita coisa de perdeu, como animações nos cenários, algumas das expressões faciais dos lutadores e por aí fora. Sacrifícios necessários para o jogo correr a uma velocidade decente e sem quebras. Por outro lado, tirou-se partido do efeito 3D da consola e podemos jogar com o Dynamic View onde ficamos numa perspectiva tipo over the shoulder dando uma maior sensação de profundidade. Inicialmente é esquisito mas rapidamente se supera esse entrave caso gostem de jogar com o 3D ligado.

Yay! Uma figura...
Na componente sonora não se perdeu tanto, estando praticamente tudo intacto, seja a banda sonora como o voice-acting, com uma excelente qualidade considerando que está tudo metido dentro um pequeno cartão. Como seria de esperar, temos acesso apenas às vozes em inglês ao contrário das outras versões onde podemos mudar para japonês, até mesmo individualmente. Outro mal necessário, diria eu. Os efeitos sonoros são todos eles os mesmos que já ouvimos anteriormente sem tirar nem pôr.

Duelo de titãs.
Jogar um título deste género numa consola portátil nunca foi pêra doce. Por um lado pela visibilidade reduzida, por outro pelos controlos também eles limitados ao número de botões disponíveis. Ora, este tipo de contratempos sempre foi superado por ideias inteligentes de simplificar aquilo que parece ser demasiado complicado. No caso desta versão de 3DS, optou-se por um modo Pro e outro Lite. O modo Pro é tal como o nome sugere, um modo direccionado a quem já é batido nestas andanças, e faz pleno uso de todos os botões na consola, como se estivéssemos a jogar com um comando. Existe ainda um limite neste campo visto a 3DS ter menos dois shoulder buttons, algo que podia ter sido colmatado com o uso do Circle Pad Pro mas visto este ser um jogo de lançamento, isso nem foi considerado, até mesmo mais tarde com um patch. Ainda assim, a jogabilidade funciona bastante bem e sem entraves.

Boa questão...!
O modo Lite, faz uso do touchscreen e de controlos simplificados, onde somente temos de escolher os ataques e não fazer os movimentos que os mesmos requerem. Apelativo para jogadores casuais mas medonho para quem, como eu, gosta de jogar à antiga. Para além dos habituais modos single player onde temos o arcade mode, training e por aí fora, existe um modo online onde podemos ir bater em gente de toda a parte do mundo, havendo um filtro para os modos Pro e Lite, de maneira a não ser injusto para ambas as partes. Também podemos fazer o mesmo localmente com amigos, tenham o jogo ou não. No caso de não terem, ficam limitados a jogar somente com o Ryu, o que até nem é muito mau. O jogo conta ainda com o modo StreetPass que permite utilizar as figuras que vamos ganhando, contra as de outros utilizadores que passem por nós na rua. Ideia gira no papel, inútil na prática.

Super Street Fighter IV 3D Edition é um jogo interessante e um bom título do género na 3DS mas sinceramente não é jogo que recomende visto não gostar do IV no geral. Mas se forem fãs, há aqui muita coisa para explorar on the go e isso já faz do mesmo um JOGALHÃO DE FORÇA!

Próximo jogo: um ninja famoso regressa à PS3 para um update necessário.

MURRALHÕES DE FORÇA:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário